3 de março de 2016

HARMONIA ROGERIANA.

O COMPOSITOR E VIOLONISTA ROGÉRIO LEONEL ACABA DE LANÇAR SEU PRIMEIRO LIVRO, ONDE REGISTRA SEU TRABALHO COMO ARRANJADOR VOCAL.

Violonista, compositor e arranjador, Rogério Leonel que assina a direção musical e os arranjos instrumentais e vocais dos dois CDs da cantora Lígia Jacques (entre outros artistas como Titane, Ladston do Nascimento, Loslena Porfírio, Toninho Camargos e Ladston do Nascimento),  acaba de lançar sua primeira obra literária.
Em "Harmonia das vozes", produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, ele reúne 20 de seus melhores arranjos, todos de canções de compositores mineiros. É sem dúvida um livro que não pode faltar nas estantes de maestros que trabalham com quartetos e corais.
Sua música “Choro Barroco”, gravada por Lígia Jacques em seus dois álbuns, no primeira vocalizada e no segundo, já letrada foi incluída como tema de abertura no documentário “Vanja Orico”, produzido por Luiz Carlos Prestes Filho para o “Canal Brasil”.
Apreciado e admirado pela competência de seus arranjos e composições, o lançamento de seu livro já ganhou repercussão entre grandes nomes da música brasileira.

Rogério Leonel. Foto: Bárbara Syan
Harmonia rogeriana 
"Grande feito esse 'Harmonia das vozes', de Rogério Leonel, abnegado militante da música. Tudo que procura realizar é feito com paciência, apuro e boniteza; seu produto é destaque entre os demais. Nunca será tarefa fácil atingir o conhecimento musical adquirido pelo nosso amigo, nem mesmo adotar, diante da vida, como coerência, a atitude radical em defesa de seus teoremas, como o faz sempre. 
Há décadas Rogério se dedica a escrever para muitas vozes, unindo sofisticação e simplicidade. As meninas do 'Tom sobre tom' e os integrantes do 'Da boca pra fora' conhecem de cor o desafio de lidar com o exigente arranjador, lapidando música como diamante, permitindo, em contrapartida, brilho invejável ao trabalho de grupos vocais, coros e, certamente, de compositores. Esse registro de 'Harmonia das vozes' vem coroar tanta generosidade! "
Toninho Camargos – Compositor, letrista, poeta.

"Sou muito fã de suas composições e do seu toque de violão de extrema sensibilidade e musicalidade. Sua interpretação é de alto quilate. 
O seu trabalho como educador, diretor musical de discos e shows tem se destacado no cenário de Minas para o Brasil e o mundo. 
Porém no livro Harmonia das vozes, com partituras de seus arranjos vocais, especialmente para o Grupo Vocal Da Boca Pra Fora e Quarteto Vocal Tom Sobre Tom (com destaque para a cantora Lígia Jacques), vem afirmar sua competência como arranjador de bom gosto, de harmonia privilegiada e técnica relevante. 
Além do mais, estudantes e profissionais de música podem experimentar tocar suas partituras deste maravilhoso livro com outras formações musicais, como: naipe de madeiras, metais e cordas, e até mesmo em grupos de choro por sua singular instrumentação. 
Com certeza este livro será de cabeceira pra mim também, quero aprender muito com ele. Para muitos, e especialmente pra mim, o músico Rogério Leonel é um mestre, um guru, uma rara pessoa nesse planeta que expressa sua música com o coração de anjo e alma musical privilegiada e abençoada por Deus! 
Com admiração, desejo um grande sucesso ao mestre Rogério Leonel por seu trabalho musical inovador! "
Toninho Horta – Guitarrista, compositor e arranjador

“Foi um imenso prazer participar como músico do trabalho de Rogério Leonel. Seus arranjos, elaborados com muito bom gosto e elegância, contribuem para que a música mineira se destaque ainda mais no cenário nacional.“
 Ezequiel Lima - Contrabaixista, compositor.


Contatos: Facebook 

Nenhum comentário: